quarta-feira, outubro 02, 2019

Os velhos passos rotineiros


Hoje voltei ao passado mas o que encontrei não me satisfez. A cor das paredes estava gasta, desbotada, sem ânimo. Os rostos estavam diferentes do que me lembrava, ao mesmo tempo iguais e não acrescentavam nada àquilo que já me haviam dado. Olharam-me apáticos, como quem conhece, contudo não se entusiasme. As vozes eram velhas, a repetir as máximas de sempre, nas frases ocas e cansadas.
Busquei um espaço que me pudesse acolher por uns momentos, como quem se tenta entreter enquanto espera. As portas que abri estavam silenciosas e vazias, sem novidade ou abrigo. O que havia a dizer tinha sido dito. O que havia a fazer tinha sido feito. A importância era fútil quando medida pelos olhos do pensamento. São assim todas as coisas que não podem ser compreendidas pela razão. Sem importar a explicação lógica. Somente o sentimento.
Ainda assim fiquei um pouco, por curiosidade ou respeito, ou, quem sabe, numa réstia de esperança de encontrar algo novo que me tenha escapado naquele caminho. Procurei, sem sorte, naquele local que parecia ter encolhido face às recordações. Os corredores encurtaram, as divisões mingaram, os corpos seguiam os velhos passos rotineiros. Sentia assim porque, talvez, já conhecesse tudo que seria suposto. Era óbvio que já não pertencia ali.
Não me arrependi da visita apesar de já nada ter para aprender. O tempo que percorri não é um lugar, apenas uma memória que me moldou. Curvei-me em consideração àquilo que de mim passou naquele momento e saí mais cedo. Não adiantava esperar por uma conclusão que já conhecia. Retomei o meu caminho. Voltei para agora, onde eu me esperava, como um mestre aguarda o aprendiz, orgulhoso dos seus feitos.

2 comentários:

MM - Lisboa disse...

Muito bom o texto. Costumo navegar por águas semelhantes!
Vou ficar por aqui!

Cumprimentos.

Fica o convite para uma visita ao meu espaço:
http://acrosstheriver0.blogspot.com

MM - Lisboa disse...

Gostei do post.Costumo navegar em águas semelhantes..
Vou ficar por aqui!

Cumprimentos e fica o convite para uma visita ao meu blog:

http://acrosstheriver0.blogspot.com