segunda-feira, maio 29, 2017

Tempus est e somno expergiscendi


De repente fez-se silêncio e eu acordei!
Não sei para onde foram os outros, nem o ruído que os acompanhava. Apenas soube que despertei, sem a dormência do mundo na sua azáfama.
Senti-me vivo no meio daquele sossego e na quietude do meu corpo. Fiquei, assim, feliz!
Não consigo precisar quanto tempo durou aquele momento. Somente que entrou em mim uma energia com a cor da Paz.
Fiquei imóvel. Se não estivesse sozinho diria, quem me olhasse, que eu estava louco, ou talvez drogado com uma substancia qualquer. Não imaginariam eles, de que eu estava mais lúcido do que alguma vez estivera. Que podia resumir a perfeição àquele breve instante. Meros segundos que a ignorância do relógio teima em contar.
Olhei a cidade inerte, prestes a retomar a sua confusão. Dei conta do seu veneno a corromper a essência da alma. Os sentidos estremecidos pelo grotesco das sensações. Tudo assente numa grandiosa fragilidade a alimentar a ilusão de quem julga sonhar.
É esta a estranha linguagem do Universo, a acariciar os seus próprios fragmentos de consciência. Aqueles que desejaram provar a debilidade da carne.
Depois há um carro que acelera, passos que ecoam pela calçada, vozes que palreiam entre si. Tudo volta onde é suposto estar. Cai de novo o adormecer sobre mim. Mas não sem antes conseguir guardar a sabedoria que roubei àquele escasso estímulo da percepção.
Voltei ao meu caminho.
De repente fez-se confusão e eu adormeci…

27 comentários:

Unknown disse...

Desde quando precisas de mim para teres inspiração?! Quanto muito, para te dar retorno e estímulo nos comentários. ;)
O texto está muito bom! Complexo, íntimo e poético.
Tens a certeza que não adormeceste quando dizes acordar e não acordaste quando dizes adormecer? A linha é tão ténue, que as percepções facilmente se confundem...

António Silva disse...

Não pedi inspiração, pedi um tema para procurar nos esboços. Às vezes fico indeciso ou sem paciência para terminar... De facto funcionas como estímulo. Há que dar mérito.
Sim, é um texto pessoal, espiritual e social. Inquietude qb.
Tenho bem a certeza de que acordei!
Quando o ruído de cala, ou nos perdemos, ou acordamos... Interpretação com muito de vivência pessoal...

Unknown disse...

Ui, peço desculpas ao teu ego! :) A intenção nem era afirmar que sou EU que te inspiro - que ousadia! - mas admito que possa ter dado essa ideia. O português escrito dá azo às mais variadas interpretações... :p
Bom, não é a primeira vez que sirvo de estímulo, a bem dizer. Obrigada?...

Sim, dá para perceber que o texto é muito pessoal, por isso nem me atreveria a tentar interpretar. Aliás, nunca gostei de interpretar textos alheios; normalmente, sai-me ao lado.
Ah, e gostei do detalhe do título em Latim. Enriquece bastante uma publicação, no meu entender.

António Silva disse...

lol podes até inspirar, mas não estou a dar vazão aos esboços. Surgem mais do que os escrevo...
Sim, agradeço o estimulo :)
Este texto é bastante pessoal, no entanto, a maior parte é de interpretação livre. Estás a vontade.

Unknown disse...

Ajudava um bocadinho se te decidisses! :)))
Inspiro-te ou não?
Temos um contrato de parceria, ou não?
Vá, cartas na mesa!
A propósito, quer-me parecer que me tiraste uma foto às escondidas!... Identifiquei-me com a mulher da foto, desde o primeiro instante. Interessante.

Não, interpretar não. É arriscado, o mais certo é falhar e depois dás-me nas orelhas! E não ando aqui para isso. Visito-te porque me agradam os teus textos, porque és bastas vezes obscuro e misterioso e arrogante e inteligente, características que me atraem.
E não me esqueço do primeiro comentário que fiz no teu blog, porque o tema me é muito, mas muito próximo. Vampiros.

António Silva disse...

Tudo me pode inspirar em qualquer momento, logo és passível de servir de inspiração ;)
Mas isso não acontece por encomenda. Continua a estimular, quem sabe...

A imagem achei adequada e como não tinha uma versão masculina, optei por esta. Numa perspectiva mais cósmica, talvez a tua energia tenha influenciado o Universo a escolhe-la.

Não ralho com ninguém por interpretar a sua maneira. É sinal de imaginação.
Grandes adjectivos para a minha escrita. Agradecido :)

Eish... Vampiros... Ves, deste-me um tema. E deixaste-me com a música Forsaken na cabeça!

Unknown disse...

Claro que sim! :)
Uma pedra, uma brisa primaveril, um olhar fugaz, tudo é passível de servir de inspiração! A arte está em saber trabalhar a matéria-prima.
E tu sabes que me meto contigo, gosto de provocar, espicaçar... Se fizesse comentários sensaborões e frívolos e dissesse "sim" e "amén" a tudo o que escreves, não dava o mesmo gozo, certo? ;)

Acho interessante essa tua vertente cósmica e gostei da interpretação da minha sensação de familiaridade com a imagem. Eu nunca tive dúvidas de que sou poderosa! Eheheh!

E se ralhasses? Eu não te daria ouvidos... -_-
Nada a agradecer! Apenas... continua.

Dos Korn ou dos Disturbed? Pessoalmente, prefiro a última, muito por influência da voz do David, que adoro!
(Em outro espaço, já falámos de Queen of the Damned, recordas-te?)

António Silva disse...

Para ter comentários básicos é preferível um botão 'gosto' ou mesmo nada, mas isso já sabes.
A lei da mente é implacável e todos nós somos parte do Universo, não te esqueças disso.
Também prefiro a do David. Por acaso não recordo, mas como adoro a série não tenho duvidas que falei :D

Unknown disse...

É por isso que eu não sou facebookiana. :p Não só, mas também.

Vou fazer por me lembrar, sempre, que existo e faço parte do Universo, não te preocupes! ;) Porque, por vezes, esqueço-me, é verdade; naqueles momentos em que sinto, convictamente, que não sou deste mundo.

Gosto muito de vozes masculinas profundas. Até mesmo num sussurro...

Ah sim, falámos. Eu não me esqueço de (quase) nada.

António Silva disse...

Aquilo que entendes como mundo é o que te ensinaram e tu acreditas.
Quanto as vozes masculinas não partilho a tua opinião.
Quanto a musica, é um todo, pouco importa o género ou a qualidade da voz se os instrumentos e a psicologia da canção for uma merda.
Ahhhh... memória feminina :)

Unknown disse...

Hum... Não. Sempre fui mais auto-didacta, do que aprendiz de mestres. Desde que me lembro de ser gente. E é por tentativa-erro que vivo e sobrevivo neste mundo.
Se eu tivesse a magnitude poética do José Régio, poderia ter escrito o "Cântico Negro"; define-me exemplarmente, no que respeita à soberba e voluntariosidade de carácter.

Claro que sou da mesma opinião quanto à música, no seu todo! Mas uma voz masculina profunda... Um Nick Cave, um Peter Murphy!...

É uma maçada esta mania das mulheres lembrarem-se de tudo, não é? :)

António Silva disse...

Achas que não pertences ao mundo, no entanto aqui estás em busca do teu canto. Aprender aqui e ali. Parece-me que segues um bom caminho.
"Cântico Negro" é o melhorrrrrrrrr poema português. Melhorrrrrrrrr
Estás aprovada em relação a música e poesia!
Sou Peixes, também me lembro de muita coisa...

Unknown disse...

Oh, eu sei que pertenço a este mundo, não sou lunática, mas não me encaixo nos padrões que o regem. Daí o sentimento abstracto de não-pertença.

:) Sigo o meu caminho, sim. E confio nas minhas escolhas.

É um poema maravilhoso, não é? Declamo-o, de vez em quando, em voz alta, só para mim. Sempre gostei de declamar poesia.

Ahahahahah! Eu sei que sou um ser sobrenatural!

A última vez que me apaixonei foi por um Peixes... Que me partiu o coração em mil pedacinhos.

António Silva disse...

"Quem conseguiu compreender o mundo descobriu um cadáver, e quem descobriu um cadáver é superior ao mundo.”
Citação nocturna para a tua colecção ;)

Poema genial sem dúvida. Por acaso não tenho grande jeito para declamar.
O sobrenatural não existe, é apenas uma palavra inventada por quem está 'enraizado'.
Dá para perceber porque te apaixonaste por um Peixes :)

Unknown disse...

Bela citação!...
Gostei muito, obrigada!

Sendo assim, entende "sobrenatural" como "milagre". :))

Então?!... Porque foi que me apaixonei por um Peixes?

António Silva disse...

lol A sério que me perguntaste isso?

Unknown disse...

A sério que foi uma pergunta séria.

António Silva disse...

Andas a responder há uns bons comentários!
Sonhadores, inquietos, sábios, eternamente insaciáveis. Nós Peixes temos outro mundo dentro de nós :)

Unknown disse...

Lá está. Foi uma pergunta séria porque ele não é nada disso, não é porque eu seja tapadinha e não tenha percebido o que querias dizer.
Deves saber, muito melhor que eu, que os ascendentes têm grande influência e que não é pelo facto de serem Peixes (ou qualquer outro signo) que são todos fotocópias. :) Conheço pessoas do meu signo que não têm nada, mas nada a ver com a ideia geral que um leigo tem dos Carneiro.

António Silva disse...

Ui... isso ia dar aso a uma discussão complexa, a começar pelo facto de em tarefas e convivência diárias, convém meter a parte sonhadora de lado.
Depois existem Peixes que não aceitam aquilo que são e lutam contra isso de tal maneira que se tornam frustrados.
E ainda existem os extremos...
Não vou julgar ninguém. Partir o coração faz parte da vida...
Procura aqui no blog um texto chamado "Bem-Aventurados" ;)

António Silva disse...

Já limpei a casa :)

Unknown disse...

Já percebi!
Cada vez que actualizava o blog, o último comentário publicado era diferente... :p Não são horas para me pores a puxar muito pela cabeça.

Já me lembro do que escrevi!

António Silva disse...

Sem stress. Só me arrependo de manhã.

Unknown disse...

Arrependes de quê?

António Silva disse...

De não dormir.

Unknown disse...

Ah! És como eu.
Mas é melhor irmos dormir, sim? ;)
Tenho sono. Estou cansada e a "chocar" uma gripe.
Falamos depois? Mas pensa nisso do email, facilitava-me o stalking. 😆😆😆

Unknown disse...

Boa noite!
(Mistress? Soa muito bdsm. Eheheh!)