Quando olhei para as datas, verifiquei que o meu blog estava quase a completar dez anos de existência.Uma data redonda que me pareceu que devia ser comemorada. Mais do que um espaço de escrita, o meu blog, é um local de crescimento e de história pessoal. Muita coisa de mim está ali traduzida em palavras.
Quando comecei, decidi usar o nick“Transcendente”, um nome que me deram numa brincadeira. Não sei porque continuo a usá-lo. Nostalgia talvez, ou se calhar uma enorme teima em criar e manter uma persona na internet. Uma espécie de alter-ego para fugir à rotina.
Ao completar dez anos, voltei atrás às primeiras publicações e dei por mim a fazer uma verdadeira viagem no tempo. Existem inúmeros textos que já não me lembrava ter escrito. Alguns de muita fraca qualidade, hoje não os escreveria. Outros de pura genialidade, quase que parece que não fui eu que escrevi. Mas todos os momentos de criatividade saíram da minha mente e desaguaram em palavras.
No entanto todos os textos têm algo em comum: Surgiram inspirados por pessoas, situações, ou fantasias que nasceram das entranhas da minha criatividade. Ao reler do início pude reavivar a memória que o tempo se encarregou de arrumar num canto esquecido da minha mente.
Rostos que se cruzaram comigo e partilharam um pouco da sua vida, seguindo depois os nossos caminhos que se foram afastando até estarem demasiado longe. Acontecimentos que vivi ou presenciei, pois nem sempre fui eu o protagonista, apenas mero observador e sobre eles opinei ou tentei transformar em poesia. A minha imaginação a voar, livre, maravilhada, solta pelo infinito a descobrir segredos ocultos e a acumular conhecimento…
A cada publicação lida relembrei o momento e o porquê de a ter criado. Algumas tão pessoais que só eu as posso interpretar, embora quem leia também interprete segundo a sua própria vivência e se identifique. Também os sentimentos que me acompanhavam: Alegria; Amor; Dor; Decadência; Desejo; Erotismo; Esperança; Fantasia; Inquietação; Introspecção; Liberdade; Loucura; Magia; Melancolia; Paixão; Paz de espírito; Poder; Raiva; Religião; Serenidade; Solidão (boa e má); Sonhos; Ódio…
A todos etiquetei e partilhei neste cantinho, um mundo diferente, pelo menos para mim. Escrevi, publiquei e esqueci… Segui em frente em busca de novas aventuras. E ainda bem. Sinal que tenho a vida preenchida e não estou preso ao meu passado.Mas não nego que fico feliz por poder usar esta máquina do tempo quando assim o desejar.
Neste aniversário decidi comemorar de forma diferente. Uma década de existência não ocorre todos os dias, por isso, mesmo não gostando de coletâneas de textos, decidi fazer uma. Recorri ao Smashwords, sitio onde podemos publicar de forma gratuita um ebook e recolhi os melhores textos escritos ao longo destes dez anos e compilei-os nesta obra.
É certo que não tenho muitos seguidores e visitas mas isso nunca me motivou. Quem aparece por lá e bem-vindo, mesmo que sejam dois ou três. Dessa maneira também posso manter o estatuto de blog caseiro e alternativo e isso agrada-me.
De início pensei que poderia escolher dez textos por cada ano. Depressa desisti da ideia pois a escolha era complicada e injusta. Escolhi os que gosto mais, sem grandes critérios.
É visível a mudança de estilo ao longo deste tempo. Desde os “poemas” que não rimam, aos textos tresloucados, passando pelos mini contos, muita coisa mudou em mim sem que eu desse conta. Ainda bem!
A vantagem dos ebooks é que podem ser lidos num tablet ou até no telemóvel, desde que abra o respetivo ficheiro. Para quem está habituado a livros físicos pode parecer estranho ler num ecrã, embora se faça uma habituação relativamente rápida pois o aparelho adapta o tamanho da letra à nossa necessidade tornando a leitura mais confortável. Sendo uma coletânea não aconselho a ler tudo seguido pois torna-se enfadonho. O melhor é intercalar com outro livro.
Convido, assim, todos aqueles que descarregarem este ebook a participarem desta viagem de uma década feita de publicações neste canto perdido na net. Espero que gostem :)
Claro que também podem ir a ummundodiferente.blogspot.com e lerem tudo do início, mas dá mais trabalho.
António Silva (Transcendente)
1/08/2015
Podem descarregar o ebook aqui: https://www.smashwords.com/books/view/565116
1 comentário:
Olá António, pois apresento-me agora tambem como o meu nome...
...Sofia.
Enviar um comentário