sábado, abril 03, 2010

COMPREENDER...


Quem és Tu que agonizas no topo dessa cruz?
Porque no meio desse sofrimento atroz,
Ainda me olhas com compaixão?
Não compreendo…
Dizem que És Deus,
Mas se assim é porque Te entregas à morte?
Talvez saibas que vais ressuscitar,
Mas por enquanto, definhas nessa cruz,
Sujeito à mísera condição humana,
Por isso a dúvida vem ter contigo.
Será que vale a pena essa entrega ao sofrimento?
Como Deus És invencível,
Como homem És frágil.
Então porque escolheste ser homem?
Falas num Reino de Paz, sem dor ou mágoa.
Um mundo novo que virá dos escombros da humanidade.
Mas tanta coisa tinha de modificar…
Porque não mudas tudo Tu mesmo?
Em vez disso preferes que sejamos nós a mudar,
Com as nossas fraquezas, defeitos e limitações.
Como podemos mudar tanto, se poucos Te ouvem?
Uns ignoram-Te, outros entregam-se à perdição,
Outros mesmo lutam contra Ti.
Será então que vale a pena mudar?
Não seria mais fácil ser a Tua vontade a soberana
E simplesmente desejares que mudemos?
Não compreendo essa cruz,
Essa agonia, essa entrega, esse olhar…
Porque é que tenho de ser eu a mudar?
Não era mais fácil apenas desejares que eu mude?
Seria mais fácil mudar se não tivesse vontade…
Olho a cruz e a minha mente inunda-se de questões.
Sofrimento e solidão…
Porque quiseste assim?
Porque queres que seja eu a mudar?



8 comentários:

Paula Oliveira disse...

Caro Tó começarei por dizer-te uma frase que me inspirou nesta Páscoa«O mistério do Amor é maior do que o mistério da morte.A morte por Amor é o maior de todos os mistérios.Ama até à morte e morre amando».Apenas com esta simples frase entendes o porquê da inevitabilidade da morte de Jesus?dar a vida por alguém e fazê-lo por Amor é a coisa mais sublime e grandiosa que um ser humano pode fazer por outro.Dar a vida,abdicar da existência terrena que é a única que conhecemos e na qual queremos manter-nos,entregar a maior dádiva que Deus nos deu em nome de outrém ou no caso de Jesus em nome da humanidade foi o gesto de Amor por nós mais surpreendente e magnânimo.Só um ser perfeito poderia deixar-se aniquilar em nome de gerações e gerações que ao morrerem o fizeram na esperança da ressurreição.E mesmo na sua dor Ele nos olhou com Amor,com compaixão porque ele amou-nos desde o início dos tempos já que fomos feitos à sua imagem e semelhança.Deus enviou o seu filho unigénito como homem pois é também como homens e mulheres que nós padecemos neste mundo,só assim poderia dar o exemplo a todos que se seguiram.Jesus lá do seu santo trono não pode mudar-nos pois desde o início que nós fomos dotados de livre arbítrio e como tal temos a liberdade de escolher o bem ou abraçar o mal.Tó a cruz de Cristo é o símbolo do Amor de Deus por nós e foi a forma de esmagar a cabeça da serpente do pecado original,só através do sangue se redimiu a humanidade.Entendeste agora porque ele quis assim?Beijo
Paula

Secreta disse...

Sim, porquê ?! ...
Beijito.

Luz disse...

Olá,
Desde já quero dizer que também este texto nos faz pensar, questionar, gostei muito e, para mim também excelente e inquiridor, bem ao meu gosto.
E, se não questinassemos a vida que sentido teria a mesma e nós próprios!? Creio que é uma resposta ao comentário que fez num dos meus espaços e, que muito me honrou com a presença e palavras, o meu obrigada.

Abraço de Luz

M@rli Oliveir@ disse...

Uma atitude singular, um amor incomparável, sem cobrança, Ele amou, simplesmente amou e nós livremente optamos receber esse amor ou não, mas ele é irresistível.

Estou te seguindo com carinho.

Beijos em versos!!!

PEQUENINA disse...

Este texto deixou-me simplesmente sem palavras... já há muito que não lia assim uma coisa tua...
É verdade que só Ele tem as respostas que queremos, mas da mesma forma que ele sofreu, talvez nos queira mostrar que nada nesta vida se consegue sem luta e a força está em nós, em acreditarmos constantemente que somos capazes. Talvez por termos os defeitos que Ele não tem, por ser Deus, seja esta a forma de os "colmatarmos"... Mas nem sempre é assim, e o Mundo continua com a solidão, às vezes nos olhares mais inocentes... Não temos respostas, simplesmente sabemos que enquanto continuarmos aqui, temos de nos manter vivos... E todos os dias, fazer os possiveis para isso acontecer... Não temos as respostas, mas elas têm a solução e nós temos de as descobrir e fazer com que a nossa vida gire em torno delas, para que faça sentido continuarmos aqui... As respostas vêm ter connosco, quando menos esperamos!

vestivermelho disse...

Desde a sua prisão, até ao caminho do Calvário, Jesus, um homem bom e inocente, provavelmente julgado ilegalmente, segue solitário, no transporte da Sua pesada Cruz, sem que alguém tivesse tido, de entre a multidão, um gesto de carinho e de solidariedade.
Mas a história está, infelizmente, repleta de sofrimento devido às violentas atrocidades desumanas e às grandes transformações sociais, fruto do conhecimento; tudo isto tem sido uma constante no caminhar humano.
O homem que não é religioso, sabe e reconhece que tudo é fruto do egoísmo e da perversidade do carácter humano. Aqueles que são religiosos, sabem que a palavra que se aplica à maldade, chama-se pecado, uma palavra teológica que tenta explicar o sofrimento. Apesar deste conhecimento, a explicação não traz conforto e paz ao coração do homem. A humanidade anseia por uma linguagem concreta de amor e esperança que vá ao seu encontro e lhe dê alento, na sua caminhada. Homens e mulheres querem viver em paz, uma vida digna, com sentido feliz, um velho sonho ainda por realizar.

amo vir te ler

abraços com muito carinho

segredo disse...

Penso k Ele nos ama tanto k nos deu a hipotese de sermos livres...de a nada nos obrigar...afinal de contas um amor verdadeiro não é essa liberdade?
Beijinho de lua*.*

Diego Cosmo disse...

esse pensamente é bem popular, por acaso postei um texto que fala um pouco desse assunto tmb!
confere lá! http://dcosmo.blogspot.com/ - Nova postagem! "cosmo a pé"
abraço